Financiado pela Teia de Soluções da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza e executado pelo Mater Natura Instituto de Estudos Ambientais, o projeto Selva: Turismo Científico e Ciência Cidadã, iniciou em janeiro de 2023 com conclusão prevista para dezembro de 2024.
O projeto visa a estruturação da RPPN Encontro das Águas para o uso público no âmbito do Turismo Científico e seu envolvimento com as comunidades do entorno, para isso o projeto atua em quatro frentes de ação:
1) Estruturação do Uso Público para o Turismo Científico através da elaboração do Plano de Manejo da RPPN Encontro das Águas para regulamentação do uso público; elaboração do Plano de Negócio para sustentabilidade financeira; planejamento de roteiros de turismo científico.
2) Elaboração e teste de protocolos de Ciência Cidadã para o monitoramento participativo da biodiversidade na RPPN e áreas do entorno.
3) Informatização para o monitoramento ambiental, com a instrumentalização da RPPN com sensores meteorológicos e hidrológicos para monitoramento ambiental, câmeras com sensor de movimento e captura noturna para observação de fauna e tablets para roteiros turísticos, pesquisa e monitoramento ambiental.
4) Portal da Selva e rede de parceiros através da criação de website Portal da Selva para compartilhamento e divulgação de conteúdos, dados gerais, acesso aos roteiros, acesso a planilhas de monitoramento participativo,, plataforma aberta de dados coletados por sensores para monitoramento ambiental em tempo real e divulgação de produtos, empreendimentos e atrativos turísticos das comunidades locais.
O projeto também conta com apoio e parceria da Naila IoT – Monitoramento ambiental; Ekoways Turismo e Sustentabilidade; do Laboratório de Análise e Monitoramento da Mata Atlântica (LAMMA) da UFPR Litoral, professora Liliani M. Tiepolo; do professor José Pedro da Ros do Curso de Tecnologia e Gestão do Turismo da UFPR Litoral ; e da Ekoways caminhos regenerativos.
Comentarios